Oi gente, tudo bem com vocês? Eu espero que sim! Atualmente é muito bom falar sobre representatividade e também dar visibilidade a negros que estão buscam erradicar preconceitos enraizados em muitas sociedades há anos. Devido a todos os padrões de beleza já impostos pela sociedade, em que nos sujeita a sermos brancos, magros, loiros dos olhos azuis para sermos bonitos e aceitáveis, muitas outras etnias são desvalorizadas, e comentários como "negro tem cabelo ruim" , começam a fazer-se evidentes no cotidiano. 
Foi justamente tudo isso que motivou o jovem nigeriano Taofick Okoya a criar bonecas negras, conhecidas como Queens of Africa, o que motivou a criação foi o aniversário de sua sobrinha que se aproximava e ele quis presenteá-la com uma boneca, porém havia uma grande variedade de bonecas brancas e quase nenhuma negra. Ele já era diretor de uma empresa de utensílios plásticos, o que facilitou muito toda a criação.
nigeriano cria bonecas negras

Ele cedeu uma entrevista ao G1 e disse "A ideia é promover a autoaceitação e a confiança nas crianças africanas e nigerianas. Queria que elas gostassem de si mesmas e de sua raça. Percebi que a superexposição a bonecas e personagens brancos fazia com que elas desejassem ser brancas”.
Ele também disse que quando conversou com sua filha sobre seus personagens de desenhos favoritos, ela dizia nome de personagens brancos, justamente por negros não serem retratados em animações também.
Atualmente são fabricadas cerca de 24 mil bonecas por mês, e as vendas no continente africano ultrapassaram a da famosa boneca Barbie, que mesmo agora lançando linhas que buscam quebrar padrões de beleza, por muitos anos empregou uma ditadura na cabeça das crianças.


A criação das bonecas negras não foi apenas com o intuito de quebrar raízes do preconceito, mas também alcançar crianças sem boas condições financeiras, as bonecas são vendidas por cerca de R$ 12 reais, então elas não são mas objetos etilistas, pois alcançaram a grande população pobre do continente africano.
Existem muitas outras criações legais, mas essa é muito especial, porque foi um negro, um africano que resolveu militar contra o racismo de uma forma super criativa e representativa. É maravilhoso e importante que brancos também apoiem lutas pelo fim do preconceito racial, mas é mais importante ainda dar voz aos negros, àqueles que realmente sofrem com essa opressão.

ERIKA BOMFIM DA SILVA     Nº 13         3ªA


3 Comentários